quinta-feira, 5 de novembro de 2009

AS PRINCIPAIS HABILIDADES DE UM CONSULTOR DE VENDAS

1- Conhecer profundamente o produto, o serviço ou a idéia que está vendendo. Isto quer dizer conhecer as características, custos e processos logísticos do  produto ou seviços de A a Z.
2- Conhecer o mercado, a dica é visitar as feiras do seu setor e correlatos e conversar muito com os compradores, seus clientes.
3- Vender solução. Pode ser algo simples, como indicar a quantidade exata do produto, que resolverá o problema do cliente; ou ter maior complexidade, como montar pacotes somando produto e alguns serviços adicionais.
4- Agregar valor. Isso quer dizer fornecer benefícios úteis para o seu cliente. Como? Fique atento as necessidades dele e as cruze com as informações recebidas de outras fontes e do acompanhamento regular dos mercados.
5- Vender a imagem da empresa. Por que não é um simples representante de vendas; você é o representante da sua empresa.
6- Negociar. Não apenas negociar na hora de conquistar o cliente, mas durante todo o processo, e também depois que concluir o negócio.
7- Assessorar. Garanta ao cliente que você será o seu representante dentro da empresa. Isso diz respeito a todos os processos que relacionem com os seus clientes, da cobrança à assistência técnica.
8- Gerenciar. Consultores não se limitam a acompanhar os processos dos clientes, eles interferem nesses processos em defesa dos clientes. Sabendo das necessidades deles, é preciso gerenciar para que nada ameace sua satisfação.
9- Desenvolver relacionamento duradouro. A chave para um bom relacionamento está nos detalhes. Por isso, retorne os telefonemas, compareça as reuniões, responda o e-mail. Transparência também é muito importante.

2 comentários:

  1. Adorando ler suas postagens. Agora mas do que nunca, me ajudarão bastante =)

    ResponderExcluir
  2. SOU LAZARO DOS SANTOS
    ESTUDEI ATÉ O PRIMARIO, E DURANTE 35 ANOS TRABALHO, SENDO 25 COMO VENDEDOR, DURANTE 16 ANOS FUI REPRESENTANTE COMERCIAL, REPRESENTEI GILLETE DO BRASIL divisão de escrita, ORIENT RELÓGIOS por 6 anos, e aprendi nestas empresas que devemos ser consultores, e não apenas representante de produtos, tenho uma grande bagagem, só não tenho estudo para me tronar um consultor, tipo consultor sebrae, como faço parame yornar um com certificação e tudo?
    meu email lazaro.dos.santos@hotmail.com

    ResponderExcluir